Realização de processo seletivo para contratação de agentes de endemias e agentes de saúde comunitária, melhoria do atendimento dos usuários do SUS e da regulação (encaminhamento do paciente para internação) foram propostas discutidas ontem à tarde, durante reunião entre o secretário municipal de Saúde Elias Rassi e mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Com o encontro, o secretário pretende fortalecer o papel do CMS na gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No início da reunião, Rassi, que já ocupou a pasta no período de 1997 a 2000, enumerou problemas que comumentemente ocorrem nas unidades da rede básica, como a falta médicos plantonistas, e a necessidade de intervenção do conselho para busca de solução efetiva.
Por parte dos membros do CMS, o secretário também ouviu pedidos para a criação de secretaria executiva do conselho (com posse de três profissionais com curso superior) e de liberação de verbas para serviços de urgência nas unidades. O presidente Venerando Lemes acredita que a busca de parceria em benefício da saúde pública deverá ser de mão dupla entre a entidade e a SMS.
“O conselho é um espaço privilegiado de discussão. Desejo que haja fortalecimento de suas funções nas áreas de fiscalização, de aconselhamento e de legitimidade às decisões, para vivenciarmos processo de gestão sólido e sustentável”, diz Rassi, que é membro do Conselho Nacional de Saúde. (Da Redação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário