Infectologista instruirá os agentes de saúde como proceder no retorno seguro das famílias abrigadas na Expoacre
O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Rio Branco-AC. realizou na tarde do dia 20 de Abril de 2011, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, uma reunião entre a infectologista Rita uchôa e os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e agentes de zoonoses, para instruir sobre os cuidados com a saúde da população atingida pela alagação neste período de retorno às casas.
O objetivo é capacitar esses agentes para que possam auxiliar as famílias atingidas pelas águas do rio Acre, para que essas pessoas voltem para suas residências com segurança, após realizar a desinfecção necessária para evitar a proliferação de doenças.
Confira as recomendações básicas para o retorno para quem teve sua casa atingida pela alagação:
Segurança
· Voltar para casa durante o dia;
· Não usar vela. Usar lanternas à pilha;
· Chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros se sentir cheiro de gás;
· Usar água florada ou fervida;
· Evitar consumir alimentos crus: vegetais e frutas, se não forem cozidos deverão ser deixados de molho e lavados com água contendo hipoclorito de sódio, na medida de 5 gotas para cada litro de água;
· Evitar embalagens sem rótulos ou identificação, e rejeitar embalagens rompidas, amassadas, enferrujadas ou estufadas.
· Armazenar alimentos em local adequado (protegidos da lama, da poeira e de roedores);
· Para os bebês, em período de amamentação, dar preferência ao leite materno, aos demais ferver água para fazer o leite;
Animais
· Prestar muita atenção ao remover os móveis, pois é frequente a invasão de cobras e outros animais peçonhentos nessas ocasiões;
· Se a mortandade de animais for grande, lançar cal sobre os mesmos, cobrindo-os com terra;
Limpeza
· Esvaziar a caixa d’água e lavá-la esfregando bem as paredes e o fundo. Utilizar botas de borracha e luvas nesta atividade, ou 2 sacos plásticos, um sobre o outro, amarrados, amarrados nas mãos e nos pés. Depois colocar 1 litro de água sanitária(hipoclorito de sódio a 2,5) para cada 1.000 litros de água do reservatório. Após 30 minutos, abrir as torneiras por alguns segundos, para que a água misturada no hipoclorito entre nas tubulações da casa. Aguardar 1 hora e 30 minutos para a desinfecção do reservatório e das canalizações.
· A lama das enchentes tem alto poder infectante e adere aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se (sempre se protegendo com luvas e botas de borracha) e lavar o local, desinfetando com solução de água sanitária. Para um balde com 20 litros de água, adicionar 4 xícaras de café de água sanitária.
· Eliminar toda a água parada existente em objetos como pneus, garrafas, vasos de plantas, tambores, latas e outros para evitar o aumento de mosquitos.
· Sempre lavar as mãos com sabão e água fervida.
· Procurar imediatamente, a unidade de saúde mais próxima diante de sintomas como febre alta, diarréia, vômito, dor de cabeça, coceira na pele, dores no corpo, e outros.
FONTE: A GAZETA.NET
Nenhum comentário:
Postar um comentário