Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SEMANA DE LUTA CONTRA HANSENÍASE PREPARA AGENTES DE SAÚDE PARA IDENTIFICAR A DOENÇA.

Semana de Luta Contra Hanseníase prepara agentes de saúde para identificar a doença


A Semana de Luta Contra a Hanseníase realizada em Presidente Prudente que ocorre deste a última segunda-feira (23/01) envolve duas frentes de trabalho, sendo elas: as ações de orientação da população em relação à doença e a capacitação de agentes de saúde e enfermeiros.

A iniciativa tem como objetivo preparar as equipes para que elas possam estar identificar a doença na busca ativa realizada na residência dos pacientes. A capacitação ocorreu nesta terça-feira (24/01) das 9h às 11h no auditório do Centro Cultural Matarazzo e reunindo cerca de 130 profissionais entre enfermeiros e agentes de saúde que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A palestra realizada no Matarazzo contou com a presença do coordenador nacional do Movimento de Reintegração dos Hansenianos (Morhan) e também conselheiro nacional de saúde, Artur Custódio Souza. Conforme o secretário municipal de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro De Andrade, que participou da capacitação, o encontro é importante para orientar os profissionais que atuam na área saúde em relação ao diagnóstico precoce. Atitude que é fundamental para o sucesso do tratamento da hanseníase e principalmente evitar a transmissão da doença.

A Semana de Luta Contra a Hanseníase é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Combate à Hanseníase lembrado sempre no último domingo de janeiro. De acordo com a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva, o município realiza um trabalho efetivo na busca de pacientes com hanseníase.

A exemplo disso, ela destaca que Prudente é referência para 45 municípios da região. “A mobilização tem a finalidade de diagnosticar precocemente as doenças para evitar que os pacientes possam ter seqüelas”, explica. Ela ressalta ainda, que a busca ativa realizada nesta semana é importantes para identificar os pacientes e oferecer o tratamento gratuito. “Com isso a pessoa deixa de transmitir a doença”, pontua a coordenadora.

A coordenadora das ESFs do município , Giseli Orrigo ressalta que a capacitação é parte fundamental da Semana de Luta Contra a Hanseníase. “Queremos conscientizar os agentes de saúde e enfermeiros que estão na linha de frente, para que eles possam estar atentos em relação a importância do trabalho e a identificação dos sintomas da hanseníase”, destaca a coordenadora. “Com a busca ativa nesta semana a intenção é identificar possíveis casos, para encaminhá-los para tratamento”, conclui a coordenadora.
Segundo a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, a campanha é parte integrante da Semana Mundial de Luta contra a doença, que neste ano ocorre de 23 a 31 de janeiro. Ela ressalta que a doença se caracteriza pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas, além de causar dormência no local. “Em muitos casos a doença demora muitos anos para se manifestar, no entanto somente após receber a medicação a pessoa deixa de transmitir a doença”, orienta.

Caso a pessoa tenha os sintomas da hanseníase pode procurar qualquer unidade de saúde do município, que oferece medicação gratuita para doença.




FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário: