A 7ª Conferência Municipal de Saúde de São Leopoldo-RS ocorreu nos dias 26 e 27 de julho, no auditório Ernesto Schlieper (Faculdades EST), e discutiu os seguintes eixos:
Política de Saúde na Seguridade Social;
Participação da comunidade e controle social;
Financiamento e relações público e privado;
Gestão do sistema e pacto da Saúde;
Gestão do trabalho e da educação em Saúde.
O evento teve a abertura do prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, do secretário de Saúde Valmor Ruaro e do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São Leopoldo Luiz Fernando Oliveira. Vanazzi destacou que a democracia faz parte de um conceito que a administração municipal promove nos espaços de governo.
Esta conferência fortaleceu a participação das pessoas que participam do cotidiano da área da Saúde nas políticas públicas que serão implementadas, disse o prefeito. Ruaro e Martins destacaram a importância do SUS e salientaram a importância dos painéis e discussões que estiveram presentes na conferência.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) apresentou o painel SUS em São Leopoldo e a representante da Secretaria Municipal de Saúde (SES), Sandra Fagundes, falou sobre o trabalho desenvolvido no Departamento de Ações em Saúde da SES.
Após os painéis, os grupos de trabalho discutiram os eixos propostos na conferência, produziram propostas que contribuirão com a Conferência Estadual de Saúde (2 e 3 de setembro em Tramandaí /RS) e Conferência Nacional de Saúde (de 30 de novembro a 4 de dezembro em Brasília/DF).
No final da conferência, foram escolhidos 22 delegados (11 usuários, cinco gestores e prestadores de serviços e seis trabalhadores da área) que representarão São Leopoldo na discussão estadual.
FONTE: São Leopoldo-RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário