Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 3 de maio de 2013

AGENTES DE SAÚDE FAZEM ARRASTÃO CONTRA DENGUE NO SABADO.




Para dar continuidade ao arrastão da dengue em Americana-SP, o Programa Municipal de Controle da Dengue estará neste sábado dia 04/05, nos bairros Santa Catarina e Vila Galo.
O arrastão vai eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A ação acontece das 09:00 às 14:00 horas e contará com a presença de 41 servidores públicos entre Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de controle de vetor e promoção da Saúde do Programa Municipal de Controle da Dengue além de coordenadores.
A mobilização é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e de Esportes.
No último sábado, o arrastão aconteceu no São Domingos e retirou 600 quilos de possíveis criadouros da dengue. 1.421 casas foram visitadas. Segundo a coordenadora do PMCD, Selma Coelho, além de eliminar os criadouros do mosquito, a ação preventiva quer também conscientizar a população sobre a importância do combate a dengue. “Na segunda edição do arrastão escolhemos o Santa Catarina e o Vila Galo porque há 26 casos positivos nessa região e mais 18 suspeitos. Ao longo do ano, realizamos diversas ações nesses locais, mas vamos reforçar o trabalho e intensificar a retirada de criadouros”, falou. Em Americana, o arrastão acontece até o final de maio e os bairros serão definidos conforme situação epidemiológica.
Selma acrescentou que a mobilização acontece em paralelo às ações do PMCD para o controle do mosquito Aedes aegypti. Os agentes de controle de vetor e de promoção da saúde continuam atuando durante a semana no bloqueio para eliminação de criadouros, nebulização e busca-ativa de novos casos, priorizando os bairros com casos positivos. Os trabalhos educativos e de orientação também estão sendo feitos.
Para o subsecretário de Vigilância em Saúde, Donizeti Borges, a colaboração da população é fundamental no arrastão para que o maior número de criadouros seja eliminado. “É muito importante que toda a população se mobilize contra o mosquito transmissor da dengue e que receba os agentes em casa durante o arrastão”, ressaltou.
Donizeti ressaltou que é necessário que a população continue verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.
Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação é que a pessoa procure o serviço de saúde mais próximo. É fundamental não tomar remédio por conta própria - pois isso pode mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico - devendo ainda estar alerta para sinais de agravamento, como vômitos e dores abdominais.
De janeiro de 2013 até o momento, foram registrados 208 casos da doença em Americana e os bairros com mais casos são: Santa Catarina, São Domingos e Boa Vista.

FONTE:  AZUL AM - 1440

Nenhum comentário: