FOTO: DIVULAGAÇÃO
É verdade companheiros e companheiras agentes de saúde de todo Brasil, Uma agente de saúde foi estuprada, agredida e roubada quando abria um posto de saúde. Digo com toda indignação, Abrir posto de saúde, Nunca foi uma atribuição nossa em nenhum lugar do Brasil, Segundo a leis federal que regem nossa categoria.
Uma agente de saúde, de 45 anos, foi estuprada na última quarta-feira 20/01, por volta das 7h, no momento em que iria abrir o posto de saúde no bairro de Comportas, em Jaboatão dos Guararapes-PE.
De acordo com o Sindicato dos Servidores do município, a servidora foi abordada por um homem, portando uma arma de fogo, a arrastou para a copa do local, consumou o estupro e espancou a agente de saúde.
Um boletim de ocorrência foi realizado na Delegacia da Mulher de Santo Amaro, mas o inquérito vai seguir com a Delegacia da Mulher de Jaboatão dos Guararapes. Muito abalada, a mulher passou por exames no Instituto médico legal (IML) e foi medicada na Policlínica Lessa de Andrade, no Recife.
De acordo com a polícia, além de estuprar e espancar a agente de saúde, o criminoso roubou o celular da vítima e um tablet. As investigações seguirão até identificar o autor do crime. Câmeras de segurança das redondezas serão utilizadas para localizar o estuprador.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes lamenta a violência sofrida pela funcionária e informa que “está sendo dada toda assistência para que ela se recupere desse trauma o mais rápido possível. Ela foi encaminhada a uma unidade hospitalar para a realização de exames e terá apoio psicológico durante o período que for necessário”.
O sindicato dos servidores afirmou à reportagem que a segurança dos postos de saúde é precária e que não faz parte do ofício abrir o posto. Além disso, o sindicato está convocando os servidores para participar de uma assembleia virtual na próxima terça-feira 26/01, às 9h, em que irão decretar paralisação de 24 horas de todos os servidores e servidoras municipais da saúde “em repúdio à violência física e sexual sofrida por uma servidora municipal da saúde ACS”, afirma a nota.
Em comunicado, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes enfatiza que a segurança na unidade de saúde está sendo feita por um vigilante e a Guarda Municipal intensificou as rondas na área.
FONTE DIÁRIO DE PERNAMBUCO
5 comentários:
Deus tenha misericórdia.So gostaria de saber porque ela foi abrir o posto de saúde?
Meu Deus Quanta Violência !
Todas as UBS e PSF deveriam ter vigilante durante o dia inteiro muito triste uma situação assim acontecer por falta de negligência.
Muito triste .Que Deus proteja essa calega e todos nós
Como pode colocar um ACS para abrir um posto de saúde , mas nós ACS precisamos saber que o nosso trabalho não é esse. Mais infelizmente muito de nós aceitamos fazer funções que não faz parte das nossas atribuiçõe.Cara colega boa recuperação fica com Deus
Postar um comentário