FOTO: DIVULGAÇÃO.
Sobre as reivindicações, Zenaldo disse não poder garanti-las devido a limitações orçamentárias. "Preciso de tempo para avaliar financeira e judicialmente estas e outras questões", ponderou o gestor. "Compreendo a insatisfação de todos vocês, mas não posso criar expectativa com algo que não posso resolver imediatamente", completou. Ainda na reunião, o prefeito expôs um panorama da saúde em Belém, reafirmando a necessidade de melhorar os índices de abrangência e qualidade do atendimento.
PREFEITO DE BELÉM-PA, ZENALDO COUTINHO - PSDB-PA.
Em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Pará (Sintesp), o Prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) garantiu, na tarde desta, 04/04, O pagamento de R$ 950,00 de custeio a agentes comunitários e agentes de controle de endemias. O incentivo mensal, pago a cada servidor, está previsto na portaria nº 260 do Ministério da Saúde, publicada em fevereiro deste ano. A reunião ocorreu no Palácio Antônio Lemos, sede do governo municipal.
Para poder efetivar o repasse do benefício federal, a prefeitura iniciará o cadastramento das equipes da Estratégia Saúde da Família, que faz parte da rede de atenção básica em saúde. "Não são apenas os médicos, apenas os enfermeiros ou apenas os agentes de saúde que irão resolver o problema na nossa cidade, mas sim o conjunto destes profissionais", ressaltou Zenaldo. A partir deste mês, as 40 equipes da Estratégia Saúde da Família receberão outros 60 grupos, formados por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e oito agentes comunitários.
Reivindicações - O Sintesp aproveitou a reunião para apresentar ao prefeito a pauta de reivindicações da categoria. No documento, dentre outras demandas, estão antigos anseios, como o pagamento do adicional de insalubridade, a efetivação de agentes e o pagamento de tíquete-alimentação. "Agora vamos reunir entre nós [servidores] e discutir como devemos agir diante desta situação", disse o presidente do Sintesp, Moisés Monteiro. A reunião ainda teve a presença do secretário municipal de Saúde, Joaquim Ramos, e de vereadores e dirigentes de unidades de saúde.
FONTE: AMAZÔNIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário