Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SINDACS-PE indiferente ao Dia Nacional de Paralisação em Defesa do SUS e Contra Privatização.

 

No último dia 25 de outubro diversas entidades sindicais uniram forças em defesa do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Escrito por: Paula Andrade Lisboa


O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combates as Endemias do Estado de Pernambuco está andando na contramão dos demais sindicatos do Brasil. No último dia 25 de outubro diversas entidades sindicais uniram forças em defesa do Sistema Único de Saúde, o SUS. Ao ser interrogada sobre a paralisação a presidente do Sindacspe,  Maria do Carmo, respondeu que “isso é para quem é funcionário do SUS.” Perguntou-se: “Se nós não somos funcionários do SUS, quem o é?

Esse posicionamento revela a falta de preparo da presidente do Sindacspe. É esta a representante da categoria no estado de Pernambuco?

A presidente do sindicato não sabe que os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias são os principais elementos ligados ao SUS e que estão na ponta como ligação entre o sistema e as comunidades.

Recordamos que há alguns meses a diretoria do Sindacspe foi expulsa pela polícia da Câmara Municipal de Pesqueira por motivo de desordem. O vereador Evandro disse na Rádio Jornal (Programa Cidade em Foco, da JC Pesqueira) que foi preciso chamar a policia, pois os manifestantes queriam acabar com a sessão. Depois do relatado tumulto os agentes de saúde perderam o apoio dos vereadores da cidade.

Enquanto diversas entidades sindicais uniram forças em defesa do SUS, em Pernambuco o Sindacspe agia com indiferença. Na outra ponta, com a participação da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), órgão máximo do sindicalismo médico no Brasil, do CFM e da AMB, os médicos participaram da paralisação. Todas as entidades médicas se comprometeram com o movimento, além dos profissionais da ala técnica da saúde. Engrossando esse movimento estavam os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate as endemias, exceto os pernambucanos, que não sabiam que faziam parte do sistema.

A precarização do trabalho no SUS, desrespeitando o preceito constitucional do concurso público e a falta de planos de cargo, carreira e salário que respeitem o profissional e possibilite um atendimento com maior qualidade ao público formaram os principais eixos do movimento.

Antes do Dia Nacional de Paralisação em Defesa do SUS e Contra Privatização John Pontes (representante do Sindsaúde no CES) em discurso na VII CES havia dito que “mais uma vez estão presentes a pompa as autoridades e o controle social, mas onde está o SUS, a saúde e a tão sofrida população? Vocês companheiros são os guardiões do povo, a esperança, a última trincheira em defesa do estado, mas de um estado que sirva de fato seu povo...”

Quem sabe se Pontes tendo uma conversinha com a sra. Maria do Carmo não consegue fazê-la entender qual a ligação dos agentes com o SUS?


FONTE: CNTSS

5 comentários:

Ricardo acs disse...

É companheiro Bio, eu gosto da verdade e se você se diz tão verdadeiro, já era pra ter retirado a postagem mentirosa que ainda esta la no teu blog. Eu estava em Pesqueira e não aconteceu nada do que está postado no teu blog. O vereador era quem estava contra a categoria mais nós lutamos e conseguimos junto a prefeita do município aumento salarial insalubridade e produtividade SUS. Pesquisa la no meu Blog e publica a reportagem completa e verdadeira de pesqueira já que vc é seguidor da verdade. E não estou defendendo siglas, e sim a categoria e principalmente a verdade e a justiça. O que dói e a mentira, doa a quem doer

Paula Andrade Lisboa disse...

A matéria foi divulgada no site da CNTSS e depois retirada a pedido do sindicato. Como pode ser mentira? Na verdade é sabido que a vivencia de diretores no sindacspe tornou-se insuportável. Alguns diretores estão sendo perseguidos. Estou pensando seriamente em realizar algumas entrevistas para desmascarar essa farsa de que tudo vai bem...

Paula Andrade Lisboa disse...

Desejamos saber qual foi a programação promovida pelo sindacspe no Dia Nacional de Paralisação em Defesa do SUS e Contra Privatização? A mascara irá cair agora! Vamos? Os agentes de saúde desejam saber!

Carolina Silvestre disse...

essa vovó deveria aposentar-se. Ela ñ tem condições nenhuma de conduzir o sindicato. É por isso que sempre q fala em público ela fica tremendo e diz que está muito nervosa. É o q muito acs e asace do Recife falam... vai pra casa vovó!

Paula Andrade Lisboa disse...

Este blog é um exemplo de democracia e não se posicionará favorável a pau mandado do sindacspe. O link do que ocorreu em Pesqueira está aí, cabe ao sindicato apresentar a versão dele e deixar o povo julgar!

Veja a matéria com a autoridade da cidade: http://youtu.be/QQhIkRPJbFI

A matéria é verdadeira e foi divulgada no site da CNTSS!