FOTO: DIVULGAÇÃO
Como parte integrante do processo da Campanha Nacional de Multivacinação 2012 foi desenvolvido neste sábado o Monitoramento de Cobertura Vacinal (MCV), para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, em de Santa Maria. O Monitoramento de Cobertura Vacinal (MCV) pretende identificar os motivos da não vacinação e o resultado do MCV possibilitará às equipes de saúde redesenhar estratégias para a busca de faltosos, garantindo cobertura vacinal adequada e homogeneidade entre as regiões.
Para as entrevistas, foram formadas 25 equipes, compostas com no mínimo 2 pessoas. Cada equipe, ficou responsável por um setor previamente sorteado (conforme IBGE), diferente de sua Unidade de Saúde/ESF de lotação. Foram visitadas 508 casas, e avaliadas 607 carteiras de vacinação, onde foi verificado que do esquema básico de vacinação, as vacinas com menor cobertura foram a Tríplice Viral (2ª dose) e 2º reforço de DTP, visto que houve alteração no esquema vacinal onde antes estes reforços estavam aprazados até os 6 anos de idade, e agora devem ser feitos aos 4 anos de idade.
Cabe destacar que a vacina da Febre Amarela que passou a fazer parte do calendário básico de saúde no ano de 2009, para crianças a partir de 9 meses, também se encontra com a cobertura vacinal abaixo do esperado. Nesta oportunidade foi enfatizada a necessidade da atualização das carteiras de vacinação, bem como orientado a procurar a Unidade de Saúde mais próxima para completar o esquema.
Texto: Assessoria de Imprensa
FONTE: Maria Luiza Guerra/Prefeitura de Santa Maria
Texto: Assessoria de Imprensa
FONTE: Maria Luiza Guerra/Prefeitura de Santa Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário