SECRETARIA DE SAÚDE DO PAULISTA - PROJETO CARNAVAL 2013
A Secretaria de Saúde estará no Carnaval do Paulista com uma equipe multidisciplinar: SAMU, Serviços de Pronto Atendimento, Vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica e com o projeto coletivo da política de Redução de Danos, prevenção às DST’s/AIDS e Atenção à Saúde da Mulher para assegurar aos brincantes e turistas um carnaval com mais saúde.
OBJETIVOS: Prestar assistência à saúde das possíveis vítimas de urgências clínicas, traumatológicas e cirúrgicas durante o evento, nos diferentes níveis de complexidade, através de equipes qualificadas e equipamentos adequados; Remover as vítimas para os hospitais de referência, de acordo com a gravidade e a complexidade de cada caso; Realizar Integração com a vigilância sanitária e educação em saúde, promovendo programas de prevenção às DST’s/AIDS, violência e outros.
AÇÕES DA POLÍTICA DE DST/AIDS
A Coordenação de DST/Aids em sua atual gestão deve ser fortalecido na execução de suas atividades destinadas ao desenvolvimento da prevenção à saúde em relação as DST/HIV/Aids.
Considerando que vivenciaremos no período carnavalesco grandes aglomerados de pessoas que circularão em diversos locais de animação do Município, a Coordenação Municipal DST/Aids da Secretaria de Saúde, participará na prevenção com, ações educativas, distribuição de preservativos e o Fique Sabendo, que é uma Campanha que estimula a população a fazer o Teste Rápido para HIV/Aids e Hepatites Virais no qual o usuário terá que passar por um aconselhamento (Pré-teste) com o profissional de saúde capacitado e lotado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais, onde será verificado o grau de exposição de risco, que leva em consideração: as relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), o compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas e outros fatores de risco. O exame é gratuito e sigiloso e o resultado sai no máximo em 30 minutos.
1. Objetivo: Prevenir infecções sexualmente transmissíveis e ofertar o Teste Rápido de diagnóstico do HIV, sífilis e hepatite B e C, como forma de ampliar o diagnóstico precoce destas doenças. Disponibilizar material educativo e preservativo.
AÇÕES DE REDUÇÃO DE DANOS
Entende-se por Redução de Danos um conjunto de estratégias que objetivam cuidar das pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, nos seus contextos sociais, independente de sua condição de deixar ou não a droga. Trata-se de estratégias de cuidado pautadas na realidade de cada pessoa, construindo possibilidades de reduzir os danos causados pelo uso prejudicial da droga e favorecendo melhor qualidade de vida. Em conjunto com outras Políticas de Saúde e em parceria com outras secretarias, o Consultório de Rua, com o projeto ministerial PÉ NA RUA, propõem um conjunto de estratégias articuladas para atuar no período carnavalesco, com os seguintes objetivos:
* Oferecer aos foliões informações dirigidas a um consumo de menor risco, através de folders informativos e abordagens diretivas;
* Ofertar atendimento especializado dirigido aos usuários de álcool e outras drogas, encaminhando quando necessário para desintoxicações leves;
* Estimular os foliões a realizarem a testagem rápida de HIV, em parceria com a equipe municipal de DST/HIV;
* Atuar na distribuição e informação do uso de preservativo, favorecendo a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e HIV;
* Atuar em parceria com a Secretaria municipal da Mulher, orientando e encaminhando mulheres vítimas de violência física, psicológica e/ou sexual para as entidades responsáveis, seguindo protocolo vigente;
* Estimular e orientar os foliões sobre uma cultura de paz, promovendo a diminuição de comportamentos violentos;
* Reforçar as campanhas ministeriais atuais sobre o “amigo da vez”, hidratação e uso de protetores solares;
REFERÊNCIAS PARA ATENDIMENTOS NO CARNAVAL.
Clinica Médica
Clinica Médica
* Prontoclínica Torres Galvão
* Postos Avançados nos pólos de Pau Amarelo, Maranguape II e Paratibe (Bloco Bacalhau na Vara)
* UPA 24hs
* Hospital Miguel Arraes
Pediatria
* Prontoclínica Torres Galvão
* UPA 24hs
Odontologia
* Prontoclínica Torres Galvão
* UPA 24hs
Traumato – Ortopedia
* UPA 24hs – Olinda
* Hospital Miguel Arraes
Suturas
* UPA 24hs
* Prontoclínica Torres Galvão
Cirurgia
* Hospital Miguel Arraes
Maternidade
* Hospital Central de Paulista
* Maternidade Brites de Albuquerque
Vacina Anti-rábica
* Policlínica Torres Galvão
FONTE: SECRETÁRIA DE SAÚDE.
COORDENAÇÃO DE DST E AIDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário