Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira 18/07 na sede do SINTESE em Lagarto-SE, o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias dos Municípios de Lagarto e Simão Dias-SE, (SINDIACSE) decidiu por paralisação da categoria. A decisão foi tomada por unanimidade e os agentes já se organizam para cruzarem os braços na próxima quinta-feira 25/07.
Segundo o representante do sindicato, Marcos Vieira, são dois os principais motivos que levaram a categoria a optar pela paralisação. "Já estamos há seis meses sem EPI [Equipamento de Proteção Individual] e estamos sem receber a portaria de R$ 950", explicou Vieira em relação à Portaria 260, de fevereiro deste ano, que, em um dos seus artigos, fixa em "R$ 950 por Agente Comunitário de Saúde (ACS) a cada mês o valor do incentivo financeiro referente aos ACS das estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família".
De acordo com Raimundo Lima, mais um ponto é acrescido aos agentes de endemias, que buscam também receber o retroativo referente ao adicional de insalubridade, que segundo o sindicato não foi pago de janeiro a maio deste ano.
Os agentes reunidos na manhã deste 18/07 contaram com apoio de assessoria jurídica e tiveram o vereador Pedrinho da Telergipe (PR) acompanhando a assembleia. Paralisação está marcada para próxima quinta e terá manifestação dos agentes saindo da Praça do Tanque Grande às 08:00 horas.
FONTE: LARGATENSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário