O índice de infestação da dengue em Muriaé-MG, está acima da referência estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. O Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), divulgado na primeira quinzena deste mês, constatou que o município apresenta 3,8%.
No LIRAa, foi constatado que os bairros que mais apresentam casos são o Inconfidência, São Francisco, São Pedro e Dornelas. Para diminuir a infestação, segundo o coordenador do Controle de Zoonoses e Endemias, Ademar Pedrosa, o trabalho está sendo intensificado nestes bairros. “Mas estamos agindo em toda a cidade”, ressaltou.
Até o momento, 47 casos já foram confirmados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte e mais de 400 foram notificados. Quatorze deram negativo. “A expectativa é que este número suba, pois esperamos mais respostas da fundação”, disse Ademar.
O coordenador destacou a importância da parceria da população para o combate ao mosquito transmissor. “Não adianta trabalharmos sozinhos. Temos que realizar um trabalho em conjunto”, afirmou.
O setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde está localizado no Centro Educacional Dom Delfim, situado na Rua Itagiba de Oliveira, Barra. O telefone para contato é o (32) 3729-1301.
COMBATE - Enviado pela Secretaria de Estado de Saúde, o veículo equipado com o UBV pesado – versão mais forte do popular fumacê – chegou a Muriaé na tarde de segunda-feira (25), e na manhã desta terça-feira (26), começou a ser utilizado nas ruas da cidade. O equipamento vem para reforçar os trabalhos de combate à dengue no município, que já vinha trabalhando com o UBV leve, que pode ser utilizado individualmente por agentes de saúde ou instalado em automóveis.
De acordo com o coordenador do Controle de Zoonoses e Endemias, o veículo ficará em Muriaé por no mínimo 30 dias, atuando em dois períodos - das 5h às 9h e das 17h às 21h, horários em que o mosquito Aedes Aegypti se faz mais presente. “Já solicitamos ao Governo de Minas o envio de mais um automóvel equipado com o UBV pesado, a fim de reforçarmos ainda mais o combate à dengue”, informa.
A chegada do novo fumacê é parte da força-tarefa criada pela Prefeitura de Muriaé para combater o avanço da dengue na cidade. Além de utilizar os dois tipos de UBV, a Secretaria Municipal de Saúde já promoveu e ainda vem promovendo diversas ações, como a aquisição do aparelho de hematologia, que realiza exames de sangue com resultados imediatos em pessoas com sintomas da doença; a criação do ponto de apoio para tratamento inicial de pacientes na Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco, ajudando a desafogar o pronto-socorro do Hospital São Paulo; a realização do mutirão “Bota a Dengue Pra Fora” em vários bairros da cidade, coletando materiais inutilizados que possam acumular água parada; e a integração entre os agentes comunitários de saúde e os de controle de endemias, possibilitando mais acesso às residências na busca por focos de proliferação do mosquito transmissor.
O Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur) também participa da força-tarefa contra a dengue. Desde o início do ano, a equipe de limpeza urbana vem realizando mutirões de capina e retirada de lixo por toda a cidade. Até o momento, mais de 500 toneladas de resíduos sólidos, incluindo pneus, garrafas e outros itens que podem acumular água parada, já foram recolhidas.
Fonte e foto: Jornal A Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário