Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

100 MIL PRESERVATIVOS SERÃO DISTRBUÍDOS EM MOSSORÓ-RN.


Camisinhas, folders e outros materiais informativos serão distribuídos nos eventos locais



Com o tema “A vida é melhor sem Aids”, a campanha educativa de prevenção a esta e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) alertará foliões antes e durante o carnaval para a importância da prevenção e uso da camisinha.

Este ano a campanha de prevenção do Ministério da Saúde para o Carnaval 2013 tem como público-alvo a população sexualmente ativa de 15 a 49 anos de idade. A campanha tem como objetivo principal reforçar que o uso do preservativo é um hábito imprescindível e possível de ser seguido e que até pode melhorar a relação. O lema da campanha é “Proteja-se. Use sempre camisinha”.
As ações da campanha em nível local são articuladas e coordenadas pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.

De acordo com Elisângela Gurgel, coordenadora do Programa, durante todo o período que antecede e nos dias propriamente ditos serão disponibilizados cerca de 100 mil preservativos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), blocos e outros eventos da programação do “Tudo é Carnaval” de Mossoró.

Serão confeccionados cerca de 50 mil folders informativos, 10 mil leques e cinco mil porta preservativos para as ações nos bailes, bloco, troças e outros eventos do período.

A programação oficial foi definida e a coordenadora adianta que desde a semana que antecede o carnaval o acesso ao preservativo será facilitado pelas UBSs. “Camisinhas serão disponibilizadas à população tanto nas visitas domiciliares dos agentes comunitários de Saúde, como na própria unidade, em local de fácil visualização e acesso direto ao usuário, sem necessidade de aguardar atendimento, nem limitação de quantidade”, explicou.

Sobre a programação ela detalhou: “No período de 1º a 13 de fevereiro haverá distribuição de preservativo e material informativo nos bailes, blocos, troças e outros eventos carnavalescos. No dia 2 é o lançamento oficial da campanha com a testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatite B e C na Praça Rodolfo Fernandes, mais conhecida como Praça do Pax. Entre os dias 4 e 8 as unidades básicas de saúde realizam palestras, entregam material informativo e preservativo em diversos locais, realiza orientações às visitas domiciliares, panfletagem, blitz nas praças e ruas da cidade”.
Segundo Elisângela, cada UBS tem uma programação própria, com ações de orientação nas empresas, escolas, praças, ruas dos bairros e saídas para as cidades de carnavais tradicionais que são destinos procurados pelos mossoroenses.  

Embora as atividades de prevenção devam ocorrer durante todo o ano, para o Programa, o carnaval é um momento propício para fazer uma mobilização social para relembrar a importância do combate a doenças de transmissão sexual e despertar na população a consciência da necessidade da prevenção.

CASOS

Em Mossoró, a faixa etária de maior incidência de casos de HIV/Aids nos últimos anos é de 20 a 49 anos. Foram cerca de 40 novos casos de Aids por ano. A situação epidemiológica da Sífilis e HPV no município também é preocupante, com 379 e 179 casos notificados, respectivamente, no último triênio.

No Rio Grande do Norte, a maioria dos casos registrados de Aids, Hepatite B, Sífilis e HIV em gestante também encontra-se na faixa etária de 15 a 49 anos. Nos últimos anos, nota-se entre a população jovem de 13 a 24 anos uma significativa diminuição do uso do preservativo e um consequente crescimento do número de casos de doenças.

O Ministério da Saúde estima que atualmente 630 mil pessoas entre 15 a 49 anos vivem com HIV/Aids no Brasil. Dessas, cerca de 40% desconhecem a sua condição sorológica.


BOX:
PROGRAMAÇÃO

De 01 a 13/02 – Distribuição de preservativo e material informativo nos bailes, blocos, troças e outros eventos da programação oficial do carnaval de Mossoró – ‘Tudo é Carnaval’ 
- Baile Municipal – Escolha do Rei e Rainha do Carnaval 2013
- Baile das Mariposas
- Baile de Máscaras
- Vitrine de Carnaval
- Ilha Folia
- Só no Sapatinho
- Resolva sua Vida
- Camarote Pablo Ryth
- Mamãe Dolores
- É ou Não é?
- Os que Fikaram
- Zé da Porteira
- Baile da Saúde Mental
- Carnaval da Melhor Idade
- Baile Reviver
- Carnabuco
- Carnajucas
- Filois Folia
- Sapo da Lagoa
- Maria Espaia Brasa
- Carnafona
- Batendo O Centro

Dia 02/02 – Lançamento oficial da Campanha de Prevenção no Carnaval 2013
- Testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatite B e C na Praça Rodolfo Fernandes.

De 04 à 08/02 – Realização da programação das Unidades Básicas de Saúde
- Palestras e entrega de material informativo e preservativo em escolas, empresas, salas de espera.
- Orientações e entrega de material informativo e preservativo nas visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde.

- Panfletagens, blitz e entrega de preservativo nas praças e ruas das comunidades.
- Disponibilização de preservativo nas unidades de saúde.



FONTE: GAZETA DO OESTE

Nenhum comentário: