O Prefeito de Envira-AM, Ivon Rates demitiu os 64 agentes de saúde que atuavam no Programa Saúde da Família. Na última segunda-feira (21) Rates anunciou estado de emergência na cidade. Com a demissão dos agentes todo o trabalho de prevenção de doenças, o acompanhamento de mulheres gestantes, de pacientes hipertensos e diabéticos, está suspenso, deixando a população apreensiva.
A situação foi levada ao deputado estadual Luiz Castro (PPS) que já foi prefeito de Envira. Castro manifestou enorme preocupação com a situação de calamidade, principalmente as dos agentes e saúde demitidos. O parlamentar informou que entrará com ação no Ministério Público do Estado (MPE) solicitando a apuração do caso. “Essa demissão contradiz o discurso do prefeito, que decretou estado de emergência no município alegando a situação precária da saúde em Envira”, enfatizou Castro.
O Programa Saúde da Família (PFS) atende principalmente as comunidades carentes na prevenção e controle de doenças, campanhas de vacinação e na atenção às pessoas com hipertensão e diabetes, que precisam de cuidados.
MPE irá analisar a situação dos agentes de saúde, havendo ilegitimidade nas demissões, os trabalhadores terão que ser reintegrados ao Programa.
FONTE: BLOG FLORESTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário