Após um dia de apreensão e muita expectativa quanto à reunião de líderes, a CONACS deverá ser recebida pelo Presidente da Câmara no dia 26/06.
Segundo informações extraoficiais, na reunião de líderes que ocorreu neste 25/06, a pauta da Câmara foi definida para votação de 3 assuntos: PEC 37, que trata da restrição do Poder de investigação do Ministério Público, divisão dos Royalties do petróleo com um forte debate sobre a destinação de 50% para saúde e 50% para a educação e ainda o Fundo de Participação dos Estados.
Fato é que, existe uma grande resistência do Governo e sua base para pautar projetos coorporativos, ou seja, Piso dos Agentes, 30 horas da enfermagem, 40 horas semanais etc.
Todavia, com tanto desgaste político dos últimos dias, existe também um forte apelo de vários parlamentares que entendem que o Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE,é uma pauta positiva para a Câmara de Deputados, especialmente pelo forte comprometimento dos Parlamentares com a categoria, sendo plenamente justificável a inclusão na pauta do PL 7495/06, já que é matéria de consenso entre os parlamentares.
Nesse sentido, uma comissão de parlamentares, liderados pelo Deputados Benjamim Maranhão (PMDB/PB) e Valtenir Pereira (PSB/MT) participarão com a CONACS de reunião ainda nessa quarta-feira 26/06, com o Presidente Henrique Alves, a fim de defender a imediata inclusão de pauta do PL 7495/06.
Deverão estar presentes, nesta reunião a Presidente da CONACS , Ruth Brilhante e a diretora da CONACS Enia do Estado Piauí, únicas representantes da categoria nessa semana em Brasília.
No fim do dia a presidente da CONACS Ruth Brilhante ao ser indagada sobre suas expectativas para a reunião agendada para esta quinta-feira 26/06, afirmou que:
“Vamos ficar na torcida para que as mobilizações previstas para 26/06 não frustrem a reunião e que haja clima de tranquilidade para discutir a pauta de interesse de todos os ACS e ACE, pois até agora o clima aqui em Brasília é de muitas incertezas para o dia de amanhã!”
FONTE: CONACS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário