Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

AGENTES DE SAÚDE ALERTAM POPULAÇÃO CONTRA DENGUE EM SÃO SEBASTIÃO-DF.
















A cidade de São Sebastião foi o ponto de partida para a mobilização do combate ao mosquito Aedes Aegypti no Distrito Federal. Como parte da 10ª Semana de Prevenção da Dengue promovida pelo governo, cerca de 80 agentes da Vigilância Ambiental e da Saúde percorreram o centro da região administrativa nesta segunda-feira (17). O objetivo é informar aos moradores dos perigos causados pela doença, e localizar os principais focos de proliferação da dengue nas residências. A mobilização continuará até sábado (22). 

A caminhada de conscientização e combate a dengue teve início na Unidade Mista de São Sebastião, às 8h, se estendendo ao centro da cidade. Os profissionais das áreas de saúde distribuíram cartilhas aos moradores da região, e explicaram os principais cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio da doença. A iniciativa começou pelo centro por ser o local que registrou esse ano o maior número de casos de dengue na cidade – foram 36 entre janeiro e setembro. 

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Sebastião, Maria Godoi, a mobilização pretende mudar os hábitos da população. "O centro teve muitos casos registrados, por isso foi importante começar por lá. É importante deixar claro que a população também faz parte desse processo de controle da dengue", afirmou Godoi. 

Para moradores como a massagista Verônica Carvalho, 49 anos, que recebeu a visita dos agentes em sua residência, a iniciativa será de grande utilidade no período de chuvas, quando há um aumento de casos de dengue no DF. "Às vezes a gente acaba descuidando, mas essa mobilização reforça alguns cuidados que devemos ter", contou a massagista. 

Como forma de garantir que os imóveis suspeitos de abrigar criadouros do mosquito sejam vistoriados pelos agentes, a Secretaria de Saúde obteve autorização judicial para entrar em imóveis públicos e privados que estejam abandonados ou fechados. Também autoriza a entrada dos agentes às residências onde houver a recusa dos proprietários. 

Folhetos – Com o slogan "Dengue mata, a próxima vítima pode ser você", o folheto entregue aos moradores é produzido pela Secretaria de Saúde do DF, e inclui informações sobre a doença e o mosquito transmissor. Além de apontar os principais focos a serem conferidos, como caixas d"água, calhas de telhado e vasos de plantas, também propõe um desafio à população: checar uma vez por semana a situação de suas residências ou do local de trabalho, justamente para identificar possíveis criadouros e eliminá-los. 

"O ciclo de reprodução do mosquito é de dez dias. Se a gente agir nesses sete dias, eliminamos uma quantidade imensa de situações de proliferação do vetor", explicou coordenador-geral do Programa de Prevenção e Controle da Dengue, Ailton Domício da Silva. 

Casos – São Sebastião foi escolhido como ponto de partida por ser a cidade do DF que apresenta a maior incidência de dengue por morador. De acordo com Ailton Domício, a probabilidade de infecção na região é de 107 casos para cada 100 mil habitantes, já sendo considerado um risco de grau médio. Neste ano, já foram 189 notificações sobre a doença; com 94 casos confirmados, sendo que seis deles foram contraídos em outros estados. Em 2011, foram 246 notificações.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br 

Nenhum comentário: