Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 4 de setembro de 2012

PMAQ - EQUIPES DA ATENÇÃO BÁSICA COMEÇAM A RECEBER RECURSOS EXTRAS APÓS AVALIAÇÃO DE DESENPENHO.



Mais de sete mil equipes de atenção básica vão receber recursos extras por que foram bem avaliadas de uma maneira geral pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica do Ministério da Saúde (PMAQ). Isso vai beneficiar aproximadamente dois mil municípios brasileiros.
Foram premiadas as equipes avaliadas entre abril e julho deste ano. A avaliação foi feita por meio de questionário sobre atendimento prestado à população nas unidades de saúde. Se a avaliação é positiva, o dinheiro repassado às equipes de atenção básica pode até dobrar.
Hoje cada equipe recebe do governo federal de sete a dez mil seiscentos reais por mês. Para o coordenador do PMAQ, Allan Nuno Alves de Sousa, a avaliação pode melhorar o acesso e atendimento na saúde pública. ”O gestor municipal com mais recursos ele pode garantir uma ambiência adequada na Unidade Básica de Saúde que é o que todo mundo sempre demanda, deseja. Quer dizer um lugar confortável, um lugar onde as pessoas são bem atendidas, são bem recebidas, são acolhidas pelos profissionais. Ele pode usar esse recurso para poder fazer o processo de qualificação de educação permanente dos seus profissionais para que eles possam atuar cada vez melhor. Pode comprar equipamentos, pode comprar medicamentos e assim por diante. E isso certamente vai ser sentido pelo usuário”.
O coordenador do PMAQ comenta ainda que a avaliação do desempenho do serviço prestado das equipes de atenção básica também ajuda a população a exigir mais melhorias para à saúde. ”E ele traz também uma perspectiva que é muito importante que é uma transparência daquilo que está acontecendo efetivamente. Quer dizer o usuário ele tem condições de saber como é que está sendo avaliada a unidade que ele frequenta e comparar com as outras. E isso pode gerar um movimento importante por parte dos usuários, de exigir dos seus governantes, dos seus gestores que ofereçam cada vez mais um serviço condizente com a demanda e com aquilo que deseja todos os usuários”.
Mais de 148 milhões de reais foram repassados para as mais de sete mil equipes de atenção básica. Esse dinheiro começou a ser entregue em agosto.
Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

2 comentários:

Pensamestos soltos disse...

Boa noite, gostaria de saber se alguem ja recebeu, algum valor referente ao PMAQ? Sou de Petropolis e minha unidade foi certificada em 100% e ate agora nao recebemos nada.
Att Desiree

Leonardo Alves disse...

Olá,

O Tema PMAQ tem gerado muito interessa, atualmente.

Leiam esse artigo interessante sobre PMAQ: http://meuprontuario.net/pmaq-o-que-e-tudo-sobre/

E também esse outro artigo sobre o Repasse do PMAQ aos funcionários, interessante:

E esse sobre a Lei do PMAQ aos Funcionários: http://meuprontuario.net/pmaq-pagamento-profissional-por-desempenho-partes-iguais/

Abraços.